Total de visualizações de página

sábado, 18 de fevereiro de 2012

AS MÁSCARAS DO CARNAVAL

"Naquele carnaval, pois, pela primeira vez na vida eu teria o que sempre quisera: ia ser outra que não eu mesma." Clarice Lispector


O carnaval, periodo do reinado do Momo nos mostra um comportamento por parte de todos no minimo interessante.É a época onde tudo é permitido, tudo é liberado, inclusive há um incentivo velado para que todas as "regras sociais" sejam deixadasum pouco de lado.

No decorrer de nossas vidas usamos diversas "máscaras" que alem de nos protegerem contra as agressões do mundo externo,  nos auxilia a desempenharmos os diversos papéis que nos aguardam.Durante o periodo de carnaval é a grande oportunidade que temos de realizarmos nossas fantasias, sonhos mais secretos e nos liberarmos  destas máscaras para muitas vezes sermos nós mesmos, livres das pressões sociais, chegando a quarta-feria de cinzas estamos prontos para retomarmos nossas vidas enquanto esperamos que o ano passe rápido e chegue o próximo carnaval.


Um dos grandes destaques sem dúvida é o desfile de blocos, principalmente aqueles onde os homens se fantasiam de mulheres. 

Com direito a peruca, batom nos lábios, vestidos e pernas de fora procurando explorar uma certa "sensualidade feminina".

Dentro de uma cultura patriarcal e machista onde os homens são educados, esta época é uma oportunidade para poderem extravasar e terem este contato com seu "lado feminino" sem serem vitimas de chacotas ou discriminação.




As mulheres tem a grande oportunidade de serem livres e exercerem sua feminilidade e sensualidade sem as repressões que são impostas no seu dia-a-dia.


Tirar suas roupas e  desfilar praticamente nua durante o carnaval é visto como algo normal e inclusive icentivado, o que faz a mulher se entregar totalmente e aproveitar um momento que com certeza não vai se repetir no restante do ano.


Ser querida, desejada e cortejada eleva sua auto-estima, é como um conto de fadas onde ocorre a troca de papéis eela se transforma na princesa.





Nos salões vivemos um clima de "vale-tudo".É onde permitimos a liberalidade de forma total, uso desenfreado das bebidas, consumo de drogas, o erotismo vem a tona em toda a sua intensidade.


Tanto homens quanto mulheres se sentem a vontade para dar vazão as suas fantasias, caricias, beijos, se entregar para alguem que nãose conhece e que talvez nunca mais será visto, uma oportunidade de viver seus "sonhos eróticos", onde tudo é permitido. 

Não existe regras, os relacionamentos são fortuitos, numa necessidade de fugir de uma realidade que oprime a todos com suas regras e convenções.







 Acredito que precisariamos parar e pensar, afinal  a festa dura no máximo 6 dias e teremos que encarar os outros 359 e assumirmos nossas máscaras dentro dos papéis a nós reservados.Vivemos cercados de sentimentos negativos e reprimimos nossas emoções, a ponto de transformarmos em doenças e deixarmos de ter uma vida de qualidade.Seria mais sensato encararmos de frente o que nos incomoda e buscarmos ajuda para a mudança interior tão necessária para encontramos a felicidade.

Vale destacar que no Tarô vamos encontrar uma carta que refete com precisão este processo, A LUA.



A carta 18 dos Arcanos Maiores nos mostra em destaque a Lua como grande refletora da Luz Divina.É esta luz que queremos atingir durante toda nossa vida, mas para termos sucesso precisamos passar pelo caminho tortuoso e encararmos tudo que precisamos combater dentro de nós, nossos medos, receios, obsessões, bloqueios e todo tipo de sentimento e pensamento  que atrapalha nossa caminhada enquanto seres de luz que somos.


A verdadeira liberdade vem através do arduo trabalho de transformação interior que ira nos permitir termos contato com nossa verdadeira essência, nosso "eu superior".

Nenhum comentário:

Postar um comentário