Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

XAMANISMO : OS MÉDICOS DA ALMA

“O que é a vida? É o brilho de um vaga-lume no seio da noite. É o alento de um bisão no inverno. É a pequenina sombra que corre na erva e se desfaz no por- do- sol”.



Vamos abrir a porta de nosso coração para reverenciarmos aqueles que desde os tempos mais remotos nos ensinam o valor da vida,da natureza e de Deus.Aprendamos com suas lições e quem sabe ainda possamos mudar o rumo que estamos dando a nossas vidas e ao nosso planeta.
Os Xamãs palavra que vem de saman(de origem siberiana que significa "aquele que não perdeu a integração") sempre guiaram nossos ancestrais para que buscassem o caminho do crescimento interior,com profunda interação com os espiritos da natureza, o Sol, a Lua, as estrelas.Buscavam o equilibrio com os elementos da natureza:A Terra, o Fogo, o Ar e a Agua.Visitavam outro mundos e outras dimensões com objetivo de buscar conhecimento e respostas.
O Xamanismo defende que todos os seres tem alma e por este motivo defende o respeito a natureza e a tudo que dela faça parte , como partes do grande conjunto que é o sagrado.
Acreditavam existir 3 mundos ,este no qual vivemos,outro acima do nosso formado por bons espíritos e outro abaixo do nosso formado formado por espíritos malignos.O momento de despertar de um Xamã (seja homem ou mulher) ocorria na passagem da infância para a juventude onde uma profunda experiência de mudança interior os levava a um novo estado de consciência  , despertando o seu  inconsciente e passando por uma profunda transformação interior e exterior . Voltavam para sua tribo assumindo o papel de lider ,conselheiro e curador.


Entendiam que a verdadeira doença não estava no corpo fisico mas sim em nossa alma e poderiamos perde-la.Para evitar isto utilizavam todo seu "poder" e assim recupera-la .Partiam em verdadeiras "viagens astrais" procurando por ela em outros mundos, muitas vezes enfrentando espíritos perversos mas um verdadeiro Xamã não sentia medo pois sempre se cercava da presença dos bons espiritos em suas missões.
Se utilizavam em seus rituais das Rodas da Medicina onde ocorriam o processo de cura e entre suas técnicas empregavam insrumentos como o chocalho,flauta de ossos de aguia,tambores alem de serem profundos conhecedores  das plantas, entoavam canções e danças que ajudavam aquele que estava na Roda a encontrar a cura e tomar contato com sua consciência superior,despertando para voar tão alto como a aguia.

Todo este processo pode ser encontrado no Tarô,através do naipe de Espadas,na carta do Cavaleiro.
O Naipe de Espadas representado pela figura do Cavaleiro nos fala do profundo processo de mudança que nos acompanha no decorrer de nossas vidas.A todo momento somos chamados a buscar novas soluções e enfrentar velhos problemas,muitas vezes em forma de doenças que nos mostram onde estamos errando.A busca de quem realmente somos deve ser um objetivo do qual  jamais devemos abrir mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário