Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

2012 : ANO DO DRAGÃO CHINÊS

"...de uma carpa que viu o topo de uma montanha e decidido ir alcançá-la. Nadou rio acima, escalando correntezas e cachoeiras e não as deixando atrapalharem seu caminho. Quando alcançou o topo, lá havia a mítica "porta do dragão" e a saltando se transformou em dragão."





O horóscopo chinês aponta 2012 como o ano do Dragão.Podemos esperar por um ano onde perspectivas de fortuna, sucesso irão caminhar ao lado de desastres e revoltas.
Presente em praticamente todas as mitologias das diversas civilizações de nossa história, a figura do dragão (do grego drakôn que significa grandes serpentes) tem exercido papéis diversos de acordo com o local e a época.Pinturas de dragões pré-históricos foram encontradas na Australia datadas de 40.000 a.C. onde registros revelam ser eles adorados como Deuses, criadores do mundo.
Na cultura européia é visto como ser maléfico e normalmente adversário de um grande gerreiro,o herói da história.A igreja e os evangelhos também alimentaram a visão negativa associando os dragões com o mal e a desordem.
Mas é na China que o culto aos dragões encontra a sua melhor representação.


Considerado um dos quatros animais sagrados que participaram da criação do mundo, o dragão chinês é uma mistura de varios animais: Tem olhos de tigre, corpo de semente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa, entre outros.Representa o fogo que destrói e transforma.
Inicialmente o dragão era um simbolo do poder imperial, seu uso era restrito ao Imperador mas com o tempo foi adotado por toda a população e hoje é um emblema da China.
Ele é muito associado com o elemento água, acredita-se que regem o rios, mares, cachoeiras e o espaço sendo assim senhores da água e do tempo.Vários templos foram erguidos para os chamados "Reis Dragões",onde se ofereciam sacrifícios e rituais pedindo chuva ou o seu cessar.
Mas além do que foi dito existe um simbolismo mais "profundo" sobre os dragões que nos é revelado pela alquimia.


O alquimista define o dragão como manifestação do "ser superior".São quatro os dragões, representando os elementos Fogo, Água, Terra e Ar que despertado nos faz empreender uma jornada em busca de nós mesmos.Assim como o dragão cospe fogo,aprendemos a manipular esta energia despertando nossa vontade espiritual.Das escamas de sua pele temos a relação com a água,é nosso inconsciente que emerge.Da capacidade de voar em sua relação com o ar, a vontade de nos elevarmos espiritualmente.E finalmente como um ser que habita em cavernas profundas, se tornando profundo conhecedor do elemento terra,representa em nós a força de coesão, a matéria e nosso corpo físico.
No Tarô esta visão se confirma se observarmos a carta 5 do naipe de Ouros.


2012 será regido pelo número 5.Segundo G.O.Mebes a carta 5 de Ouros está vinculado ao despertar no ser do "Principio Espiritual" sendo este por sua vez ligado a "Vontade Divina".Nesta etapa começamos a despertar uma energia adormecida em nós conhecida como "força Shakti", "Elixir da Vida" ou "kundalini".Como uma serpente se move em nós como um verdadeiro "Dragão Interior" a nos impulsionar em busca do "Ser Divino" que existe entro de nós.
Empenhados que estamos em encontrar o perfeito equilibrio em todos os aspectos de nossa vida, precisamos de uma perfeita harmonia de nossos corpos para assim entrarmos nesta maravilhosa etapa que nos promete o Ano do Dragão.
O Livro de Acupuntura do Imperador Amarelo, um clássico da Medicina Oriental nos oferece sábios conselhos, vale a pena conferir : 
"Após uma noite de sono as pessoas devem levantar-se de manhã cedo, caminhar vivamente pelo pátio, soltar o cabelo e tornar mais lentos os movimentos do corpo.Procedendo assim podem realizar o seu desejo de viver saudavelmente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário